Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Se você gosta do Blog clique aqui para nos ajudar a mante-lo no ar. Valeu a força e que 2010 seja um Ano maravilhoso para todos... Obrigada equipe Lu Reis
avião

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Cerimônia de abertura do Pan é um sucesso!!!

Elza Soares canta hino nacional e levanta público no Maracanã...



Depois de muito planejamento, ensaios, desencontros e confusões entre voluntários e membros do Comitê Organizador, a cerimônia de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, começou com um atraso de 32 minutos, exatamente às 18h02min desta sexta-feira, com seu palco, o Maracanã, lotado.
Com a promessa de uma abertura digna de uma Olimpíada, o evento começou com o anúncio das presenças de autoridades como o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; presidente da Organização Desportiva pan-americana (Odepa), Mario Vázquez Rama, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que gerou vaias das pessoas presentes no estádio. Em seguida, a bandeira brasileira foi conduzida pelos Dragões da Independência (1º Regimento de Cavalaria de Guardas).

O hino nacional foi cantado por Elza Soares, viúva do ex-jogador de futebol Garrincha, em sincronia com o hasteamento da bandeira brasileira, levantando o público, que acompanhou a letra do hino do começo ao fim.
O show de percussão do garoto Kainã do Jeje, de 12 anos, foi acompanhado pela entrada de 1.750 ritmistas de diferentes escolas de samba do Rio de Janeiro. Eles deram ritmo à música-tema "Viva Essa Energia", composta por Arnaldo Antunes, ex-Titãs, e Liminha, ex-Mutantes.
Após a execução da música-tema, começou a apresentação das delegações, tendo como curiosidade a entrada da Argentina como a primeira, por ter sediado a primeira edição do Pan-Americano, em 1951, na cidade de Buenos Aires. O desfile ocorreu sem problemas. O Panamá, com uma autorização especial, entrou juntamente com sua bandeira, mesmo com a punição imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por causa de uma pendência judicial pelo controle de seu comitê olímpico.
A delegação brasileira - com 800 atletas - foi a 42ª e última a se apresentar, por ser a anfitriã dos Jogos. O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima - bronze nas Olimpíadas de Atenas 2004 - ficou com a honra de ser o porta-bandeira.
Antes da pira ser acesa por Joaquim Cruz, medalhista olímpico em Los Angeles-84, a chama ainda foi carregada por Sandra Pires, do vôlei de praia, e pelo nadador Gustavo Borges.

Para encerrar, Daniela Mercury cantou Cidade Maravilhosa com os 4.500 participantes do elenco de dança no gramado.


Fonte:Lancenet.com

Um comentário:

Dawson disse...

Gostei muito da abertura do pan, principalmente as vais ao presidente Lula, gostei tambem pois teve um paraibano cantado la uma especie de oração a paz, a unica coisa que achei estranho, foi a chama la, ficar no chão e não como nos outros jogos onde ela fica exibida pra toda cidade.

Anúncio provido pelo BuscaPé